ÉFESO O REGRESSO AO PRIMEIRO AMOR

Montado em 2014, o espetáculo Éfeso nos leva a uma batalha medieval épica com montagem contemporânea que penetra fundo em nossos pensamentos.

Refletindo sobre a capacidade da razão de desarmar a filosofia por trás das espadas da Guerra Santa, Éfeso – O Regresso ao Primeiro Amor nos leva a uma jornada que coloca em debate duas posições dentro da mesma fé. 

A história se passa em meados do século XI, onde um grupo de guerreiros cruzados comandados por Jean de Clermont sai em direção a Jerusalém, com o objetivo de retomar à terra prometida. Durante a trajetória junta-se ao grupo o Cristão Heitor e seus guerreiros. 

Chegando a Jerusalém uma parte dos cristãos de Éfeso não aceita a barbárie da luta causando assim uma divergência de opiniões: de um lado os fundamentos da Igreja Medieval empunhada por Jean e o conceito de Guerra Santa, e do outro, os fundamentos da fé e o amor sacrificial revelado na cruz. 

Buscando defender a razão de sua vida de luta, Jean captura Heitor, líder do grupo de Éfeso, e o leva para ser morto como herege em praça pública. 

Em único ato, a peça de apenas 50 minutos, revive com intensidade e densidade uma história que nos faz refletir de maneira clara e alegre. E então, o que pode acontecer quando a espada de aço se depara com a lâmina da palavra?

FICHA TÉCNICA – ÉFESO
Direção geral: Fabiano Moreira
Dramaturgia: Veronica Nobili
Trilha Original: Rebello Alvarenga
Iluminação: Bruno Garcia
Cenografia: Thiago Martins
Figurinos: Camila Fogaça

ELENCO DA PRIMEIRA MONTAGEM
Alexandre Paro
Beto Filho
Elaine Silva
Simone Alves
Tania Leite
Luana Chacon – Viola
Leticia Teixeira – Cello
Thaís Casemiro – Violino